
"Quando tiver experimentado a sensação de voar, andará na terra com os olhos voltados para os céus, pois lá esteve e para lá desejará voltar..." Venha fazer parte do "Mundo de Leonardo da Vinci"!
Voe de Parapente ou Asa Delta, com a Equipe ActionFly Voo Livre RJ ...
Perguntas Frequentes sobre Voo Livre >>
Estas são as mais ouvidas pela Equipe, feitas por leigos ao esporte. Clique nas dúvidas abaixo para conhecer algumas respostas:
- 01
- 02
Asa Delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar. A origem deste nome, asa delta, deu-se pela semelhança da letra grega delta, que tem forma de triângulo, como o formato da asa desta aeronave.
- 03
Parapente é uma aeronave invertebrada, em forma de um semicírculo inflável, feito de tecidos e linhas. Os tecidos são uma espécie de nylon especial, ultra resistente, e superleve. As linhas são também ultra resistentes e muito finas. Os materiais são desenvolvidos especificamente para o parapente. O nome Parapente deriva do Francês PARA PENT. Que seria traduzido como voo de encosta. Afinal o esporte nasceu com alpinistas tentando adaptar alguns paraquedas para decolarem das encostas após escalá-las e querer descer de forma rápida. Parapente é a mesma coisa que Paraglider, sendo Parapente o nome em português e francês, e Paraglider o nome em inglês.
- 04
Não. O paraquedas é usado para desacelerar uma queda, um salto de um avião por exemplo. É pequeno, e retangular. O parapente é uma aeronave planadora não motorizada, pois ao invés de cair, ele voa, assim como uma asa-delta ou um planador. Tem uma envergadura (distância entre as pontas das asas) bem maior, e seu perfil é em formato de asa, curva em cima e retilínea embaixo.
- 05
Funcionam basicamente pelos mesmos princípios de sustentação da física, e se diferem visualmente no formato com que cada aparelho desenvolve um perfil de asa. A Asa Delta tem formato triangular e estrutura tubular rígida, para ter o formato de uma asa (leia-se aqui asa como o formato aerodinâmico que permite sustentação). O Parapente utiliza tecidos e linhas especiais, para criar uma estrutura em formato de asa. A posição de voo na Asa Delta é deitada, enquanto no Parapente voa-se sentado. Decolagem, voo e pouso da Asa Delta são um pouco mais rápidos que no Parapente. O que acaba favorecendo o Parapente em dias de pouco vento ou térmicas fracas, pois este permanecerá mais tempo em voo. Sendo que em dias de vento mais forte, a Asa Delta sofrerá menos turbulência, e terá um voo mais confortável nessas condições. Por isso temos possibilidade de usar dois equipamentos diferentes, que compartilham o mesmo princípio aerodinâmico, mas com particularidades distintas, para favorecer nosso conforto na maioria das condições climáticas.
- 06
- 07
- 08
- 09
- 10
Na asa delta, a decolagem ocorre em uma rampa ou plataforma elevada, onde o piloto corre e salta, aproveitando a corrente ascendente para se sustentar no ar.
No parapente, a decolagem é feita a partir de uma colina ou usando uma técnica de inflagem controlando a vela, para decolar e sustentar usando o ar.
- 11
- 12
