Perguntas Frequentes sobre Voo Livre >>

 

Estas são as mais ouvidas pela Equipe, feitas por leigos ao esporte. Clique nas dúvidas abaixo para conhecer algumas respostas:

O que é Voo Livre?


O Voo Livre agrupa um conjunto de disciplinas cujo objetivo comum é voar utilizando as forças da natureza e recorrendo à força do próprio piloto para decolar e pousar, sem o uso de motores. Estas disciplinas são a Asa Delta e o Parapente.




O que é Parapente?


Parapente é uma aeronave invertebrada, em forma de um semicírculo inflável, feito de tecidos e linhas. Os tecidos são uma espécie de nylon especial, ultra resistente, e superleve. As linhas são também ultra resistentes e muito finas. Os materiais são desenvolvidos especificamente para o parapente. O nome Parapente deriva do Francês PARA PENT. Que seria traduzido como voo de encosta. Afinal o esporte nasceu com alpinistas tentando adaptar alguns paraquedas para decolarem das encostas após escalá-las e querer descer de forma rápida. Parapente é a mesma coisa que Paraglider, sendo Parapente o nome em português e francês, e Paraglider o nome em inglês.




O que é Asa Delta?


Asa Delta é um tipo de aeronave composta por tubos de alumínio, que proporcionam a sua rigidez estrutural, e uma vela feita de tecidos, que funciona como superfície que sofre forças aerodinâmicas, proporcionando a sustentação da asa-delta no ar. A origem deste nome, asa delta, deu-se pela semelhança da letra grega delta, que tem forma de triângulo, como o formato da asa desta aeronave.




Parapente é a mesma coisa que Paraquedas?


Não. O paraquedas é usado para desacelerar uma queda, um salto de um avião por exemplo. É pequeno, e retangular. O parapente é uma aeronave planadora não motorizada, pois ao invés de cair, ele voa, assim como uma asa-delta ou um planador. Tem uma envergadura (distância entre as pontas das asas) bem maior, e seu perfil é em formato de asa, curva em cima e retilínea embaixo.




O que é Paramotor ou Trike


É quando se acopla um motor atrás do piloto para propulsão. Desta forma tanto o Parapente quanto a Asa Delta, deixam de ser planadores, e passam a ser ultraleves propulsados. Esses passam a poder decolar do chão, como um avião, e tem autonomia de acordo com seu combustível.




Qual a diferença entre Parapente e Asa Delta?


Funcionam basicamente pelos mesmos princípios de sustentação da física, e se diferem visualmente no formato com que cada aparelho desenvolve um perfil de asa. A Asa Delta tem formato triangular e estrutura tubular rígida, para ter o formato de uma asa (leia-se aqui asa como o formato aerodinâmico que permite sustentação). O Parapente utiliza tecidos e linhas especiais, para criar uma estrutura em formato de asa. A posição de voo na Asa Delta é deitada, enquanto no Parapente voa-se sentado. Decolagem, voo e pouso da Asa Delta são um pouco mais rápidos que no Parapente. O que acaba favorecendo o Parapente em dias de pouco vento ou térmicas fracas, pois este permanecerá mais tempo em voo. Sendo que em dias de vento mais forte, a Asa Delta sofrerá menos turbulência, e terá um voo mais confortável nessas condições. Por isso temos possibilidade de usar dois equipamentos diferentes, que compartilham o mesmo princípio aerodinâmico, mas com particularidades distintas, para favorecer nosso conforto na maioria das condições climáticas.





© 2020 por ACTIONFLY VOO LIVRE RIO | (21) 99573-8623 | contato@actionfly.com.br 

  • Facebook Limpa
  • Twitter limpa
  • Instagram Limpa
  • YouTube Limpa
  • TripAdvisor App Icon