Dia de treinamento: apresentador encara desafio de voar de parapente. Bicampeão brasileiro de voo li
O dia de treinamento desta quinta-feira literalmente viajou pelo céu do Rio de Janeiro. Érico Oliveira da Equipe ActionFly, bicampeão brasileiro de voo livre, ensina técnicas para voar de parapente e dá dicas para o apresentador Lucas Gutierrez da SporTV.
- O aluno vai começar a treinar no gramado e se identificar com o equipamento. Depois ele vai para um morro de dois metros para decolar e pousar. Gradativamente vai aumentando a altura. Aí sim o aluno faz o primeiro voo comandado por rádio, o voo de batismo - disse ao "Tá na Área". O professor explica que apesar das dicas e das aulas necessárias, a experiência de voo é o maior aliado do piloto.
- O que faz a diferença são as horas de voo. Você pega diferentes condições climáticas e se familiariza aos poucos, para ter um ‘feeling’ melhor do voo.
Lucas Gutierrez sobrevoa o Rio de Janeiro para o quadro Dia de Treinamento (Foto: Montagem SporTV)
O tempo e a altura do voo ainda são tópicos de muita dúvida dos pilotos de primeira viagem, explica o bicampeão.
- Muitos ficam com medo da altitude. Mas quanto mais alto estamos, mais seguro é. Tempo nublado não quer dizer que esteja ruim. O risco é a nuvem estar baixa e penetrarmos para dentro dela e perder a referência, não saber para onde vamos. Se a nuvem está alta não tem problema.
Após as explicações, Lucas e o professor saltam da rampa da Pedra Bonita, em São Conrado (Zona Sul do Rio de Janeiro).
- Depois do salto, é curtir, fazer altas imagens e pousar com segurança – finalizou.